
Uma obra de pavimentação orçada em R$ 5,3 milhões, localizada na principal avenida de Bannach, no sul do Pará, está no centro de uma grave denúncia feita pelo atual prefeito do município, Valber Milhomem.
Segundo o gestor, a pavimentação com blocos de concreto da Avenida Antônia Solé, construída durante a administração da ex-prefeita Lucineia Oliveira (MDB), apresenta sérias irregularidades, foi mal executada e sequer chegou a ser concluída.

Durante uma vistoria no local, o prefeito afirmou ter constatado pessoalmente diversas falhas na execução da obra. “Trata-se de uma obra de péssima qualidade, com blocos mal colocados, defeitos no nivelamento e inacabada. É um prejuízo evidente para os cofres públicos e um desrespeito com a população”, declarou Valber.
Ainda de acordo com ele, a gestão anterior já havia repassado mais de 90% do valor contratado à empresa responsável, a Construtora Construmaq EIRELI. “Eu tenho aqui em mãos os comprovantes dos repasses feitos pela ex-prefeita. Foram pagos R$ 4.700.000,00 por uma obra que sequer foi finalizada e que está visivelmente comprometida”, disse.

Para embasar as denúncias, a atual gestão solicitou uma vistoria técnica, que foi realizada por um engenheiro enviado pelo Governo do Estado. O laudo técnico, segundo Valber Milhomem, confirma uma série de irregularidades na obra e atesta a má aplicação dos recursos públicos. “Essas inconsistências comprometem não apenas a estrutura da via, mas representam um claro indício de má gestão e desperdício de dinheiro público”, completou.

O prefeito informou que o documento será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, que poderá tomar as medidas cabíveis, inclusive de caráter investigativo. “Vamos buscar a responsabilização de todos os envolvidos. A população de Bannach merece respeito e infraestrutura de qualidade, e não obras mal feitas que colocam em risco a segurança e a dignidade dos moradores”, afirmou.

Enquanto isso, a atual gestão já iniciou um novo processo de vistoria técnica e análise da estrutura comprometida, e promete agir com celeridade para corrigir os problemas. “Estamos adotando todas as providências para resolver essa situação o mais rápido possível. Infelizmente, esse é mais um exemplo lamentável de descaso com o dinheiro público”, concluiu o prefeito. Dinho Santos