
A Polícia Civil e a Polícia Militar de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, estão em alerta diante do aumento no número de casos de abusos sexuais registrados durante a atual temporada de veraneio no município.
Somente na semana passada, quatro ocorrências foram formalmente registradas na Delegacia de Polícia Civil do município.
De acordo com informações repassadas pelas autoridades, em dois desses casos, os suspeitos foram identificados, presos em flagrante e tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Já os outros dois casos seguem em fase de investigação para identificação e responsabilização dos autores.
Em um dos casos o homem identificado como Evandro Alves da Silva, foi preso pela Polícia Civil, após praticar atos libidinosos contra uma jovem uma jovem que dormia dentro de uma barraca em um acampamento ás margens do rio Araguaia, na região de Vila Joncon.

O crime teria sido descoberto pela tia da vítima, que já estava desconfiada do suspeito.
O acusado se aproveitou o momento em que todos dormiam e por volta das 4 hs da madrugada do sábado (19), foi até a barraca da jovem que dormia sozinha e praticou o ato. Desconfiada a tia, foi atras do suspeito e o abordou no momento em que ele estava dentro da barraca e a sobrinha dormindo com as roupas intimas abaixada e suja de sêmen. A jovem dormia sob efeito de bebida alcoólica não viu o homem praticando a ação criminosa. A polícia foi acionada e o abusador foi levado para Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado pelo crime e transferido para o presidio de Redenção.
Os crimes ocorreram, principalmente, na região de acampamentos montados nas ilhas do Rio Araguaia, locais que recebem grande fluxo de turistas e moradores durante o veraneio, período que marca as férias de julho e o auge do calor na região.
Diante da situação, as polícias Civil e Militar intensificaram as ações de fiscalização e patrulhamento, inclusive com orientações às famílias para reforçarem a vigilância, especialmente com crianças e adolescentes. As autoridades pedem que qualquer situação suspeita seja imediatamente denunciada pelos canais de emergência ou diretamente às guarnições presentes nas praias e ilhas.
A temporada de veraneio em Conceição do Araguaia atrai milhares de pessoas todos os anos, movimentando a economia local, o comércio e o turismo. No entanto, a crescente preocupação com crimes de abuso sexual acende um alerta sobre a necessidade de segurança reforçada, prevenção, conscientização e punição rigorosa dos responsáveis. Dinho Santos/ com informações de Nildo Monteiro