Prefeito Drº Daniel e deputado Eder Mauro lideram pesquisa para Governo do Estado do Pará

Prefeito Drº Daniel e deputado Eder Mauro lideram pesquisa para Governo do Estado do Pará

O instituto Paraná divulgou nesta quinta-feira, 26, pesquisa  que coloca os pré-candidatos ao governo do Estado do Pará, Dr. Daniel Santos (PSB), prefeito de Ananindeua,  e deputado Éder Mauro (PL) , na liderança da intenção do eleitorado, ambos empatados tecnicamente.

Foram ouvidas 1.542 pessoas em 60 municípios paraenses entre os dias 21 e 24 de junho.

A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Levantamento indica uma competição acirrada entre o deputado federal Éder Mauro (PL), com 30,5% das intenções de voto, e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), com 29,1%.

Na sequência aparece a atual vice-governadora paraense, Hana Ghassan (MDB), com 15,4% do eleitorado.

O governador Helder Barbalho está exercendo o segundo mandato consecutivo à frente do Executivo estadual e não pode concorrer à reeleição.

Em seguida surgem os nomes de Paulo Rocha (PT), superintendente da Sudam, com 6,7%; Cleber Rabelo (PSTU), ex-vereador de Belém, com 3,6%; e Fernando Carneiro (PSOL), vereador de Belém, com 0,8%.

Cenário 2

Além de demonstrar disputa dura entre Dr. Daniel e Éder Mauro, os dados da pesquisa sinalizam o fortalecimento dos candidatos de oposição ao projeto político do governador Helder Barbalho, que tentará eleger sua vice-governadora à sua sucessão.

HELDER E ÉDER SÃO FAVORITOS AO SENADO PELO PARÁ

O Paraná divulgou também resultado da consulta para o Senado.  Veja como está a tendência do eleitorado paraense, conforme a pesquisa.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), lidera a corrida eleitoral de 2026 para representar o estado no Senado Federal.

Segundo o levantamento estatístico,  Barbalho conta com 45,3% das intenções de voto dos paraenses ao Senado, seguido pelo deputado federal Éder Mauro (PL), com 40,1%. Nesta etapa do levantamento, cada entrevistado poderia escolher até duas opções da lista.

Em 2026, os eleitores irão às urnas para renovar dois terços das 81 vagas do Senado. Pelo Pará, estarão em jogo as cadeiras de Jader Barbalho (MDB), pai do atual governador paraense, e Zequinha Marinho (Podemos).

O senador Beto Faro (PT) foi eleito em 2022 e tem mandato previsto até 2030.

Possível candidato à reeleição, Zequinha Marinho aparece na pesquisa com 19,5% das intenções de voto.

Outros nomes que surgem na lista são o deputado federal Joaquim Passarinho (PL), vice-líder da oposição ao governo Lula, com 13,9%; o ex-senador Paulo Rocha (PT), atual chefe da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com 13,9%; o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), com 10,8%; o deputado estadual Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com 9,9%; e a ex-senadora Marinor Brito (PSOL), atual vereadora de Belém, com 6,3%.

Sobre o autor

Dinho Santos

Raimundo Nonato Correa dos Santos, popularmente conhecido por Dinho Santos, é natural da cidade de Belém, é formado em Letras pela Faculdade Vale do Acaraú - UVA, sendo licenciado em Pedagoga, História e Geografia, pós graduado em Gestão, Coordenação e Orientação Escolar. Dinho Santos, é servidor público municipal sendo concursado como professor na Prefeitura Municipal de Redenção. Há mais de 20 anos, milita na imprensa de Redenção. Atuou por muitos anos como correspondente dos jornais: Jornal Opinião de Marabá , Jornal Folha de Carajás , Diário do Pará, Diário de Carajás , Nosso Jornal e diversos sites de notícias da região do sul e do Estado do Pará. Casado com a professora Tânia Alves .